Faça aqui uma busca do que você quer

segunda-feira, 30 de julho de 2012

A celebração da ceia do Senhor


A CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR

 

1.    Hoje estaremos celebrando a Ceia do Senhor.

2.    Foi o Senhor Jesus quem a institui na noite anterior à sua crucificação. Assim diz o texto bíblico:

 

“... o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei: isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue: fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.” (1 Coríntios 11:23-26 DO)

 

3.    Mas, qual o sentido, qual o significado, o que é a Ceia do Senhor?

4.    Possui ela alguma “propriedade sobrenatural”?

5.    A resposta é “não”. A Ceia é um cerimonial simples;

a.    Importante, mas simples;

b.    Que não devemos jamais deixar de lado, esquecer, mas simples;

c.    Passa uma mensagem profunda, mas ela, em si mesma é simples.

d.    Pelo menos é essa a conclusão que podemos tirar quando fazemos uma leitura da Bíblia.

6.    Vejamos algumas conclusões a que a Bíblia nos leva sobre a celebração da Ceia do Senhor.

 

I. Primeiramente, por aquilo que lemos na Bíblia sobre a Ceia do Senhor entendemos tratar-se ela de uma ordenança.

 

1.    A Ceia do Senhor é uma ordenança que ele nos deixou.

2.    Mas o que é uma ordenança?

3.    Vamos entender o que é uma ordenança. Quem vai nos ajudar é Henry Clarence Thiessen através de seu livro “Palestras em Teologia Sistemática”.

4.    Para isso precisaremos ver, primeiramente, também ajudados por Thiessen, o significado de mais duas palavras: símbolo e rito.

a.    Símbolo: É a representação visível de uma verdade invisível.

b.    Rito: É um símbolo que é usado com regularidade e intenção sagrada.

c.    Ordenança é, então, “um rito externo ordenado por Cristo para ser administrado na Igreja, como sinal visível da verdade salvadora da fé cristã”, ou, poderíamos também dizer, é a representação visível (através do pão e do vinho) de uma verdade invisível (a verdade da graça salvadora através do sacrifício que Cristo fez por nós no passado), representação esta feita com regularidade e intenção sagrada (no nosso caso, uma vez por mês como forma de culto memorial)

5.    Nesse sentido então, nós só encontramos na Bíblia duas ordenanças: o Batismo e a Ceia do Senhor.

6.    Temos muitas “ordens” para nós na Bíblia, mas apenas estas duas se encaixam na definição de ordenança.

7.    Veja o que dizemos em nossa declaração doutrinária (Batista – CBB) a partir de um entendimento sobre o assunto:

 

O batismo e a ceia do Senhor são as duas ordenanças da igreja estabelecidas pelo próprio Jesus Cristo, sendo ambas de natureza simbólica. O batismo consiste na imersão do crente em água, após sua publica profissão de fé em Jesus Cristo como Salvador único, suficiente e pessoal. Simboliza a morte e sepultamento do velho homem e a ressurreição para uma nova vida em identificação com a morte, sepultamento e a ressurreição do Senhor Jesus Cristo é também prenúncio da ressurreição dos remidos... A ceia do Senhor é uma cerimônia da igreja reunida, comemorativa e proclamadora da morte do Senhor Jesus Cristo, simbolizada por meio dos elementos utilizados: O pão e o vinho. Neste memorial o pão representa seu corpo dado por nós no calvário e o vinho simboliza seu sangue derramado...

 

8.    Passemos à segunda conclusão:

 

II. A Ceia do Senhor é um memorial.

 

1.    Um memorial é um marco, uma cerimônia, um escrito ou outra coisa qualquer que vise servir como lembrança de algo.

2.    Lemos que Jesus ao instituir a Ceia disse aos seus discípulos: “fazei... em memória de mim”.

3.    Esse é o “olhar para trás”, um olhar histórico com o objetivo de recordar de Jesus em todos os eventos de sua vida, especialmente de sua morte.

4.    O povo de Israel era acostumado com memoriais. No A. T. encontramos vários deles. Vejamos apenas alguns:

a.    Êxodo 12 – uma narrativa acerca da saída do Povo de Israel do Egito. Se quiser veja lá todos os detalhes. O que quero destacar é o que encontramos no verso 14: “E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo”. Trata-se da Páscoa dos Judeus – uma festa memorial.

b.    Josué 4.1-7 – Uma edificação memorial da passagem pelo Jordão.

c.    Esdras 6.1-5 – Um escrito memorial de uma ordem do rei Ciro acerca da reconstrução do templo de Jerusalém.

5.    A Ceia do Senhor é o nosso memorial, um memorial, como já foi dito, de Jesus em todos os eventos de sua vida, especialmente de sua morte, incluindo-se a razão da mesma.

6.    A terceira conclusão é a de que...

 

III. A Ceia do Senhor é uma pregação.

 

1.    Aliás, os memoriais em geral têm essa função de apregoar algo.

2.    Voltando a Josué, Deus lhe disse para erigir o altar de pedras como memorial e disse que mais tarde na história os pequeninos veriam o altar e perguntariam sobre ele e então a história lhes deveria ser contada.

3.    A Ceia do Senhor é uma pregação acerca daquilo que Jesus fez por toda a humanidade; uma pregação sobre sua morte na cruz e a razão porque ele morreu, e uma pregação acerca daquilo que ainda será – (“... até que venha”).

4.    E a quarta e última conclusão para hoje é que...

 

IV. A Ceia do Senhor é uma declaração de fé e esperança.

 

1.    Quem participa da Ceia do Senhor legitimamente está declarando que crê em Cristo e em seu sacrifício vicário, e que, por crer, tem parte no Corpo de Cristo.

2.    Também está incluída a declaração de fé no retorno de Cristo (“... até que venha”)

 

Concluindo

 

1.    A Ceia do Senhor é uma ordenança, e o é para toda a igreja e não para alguns em especial.

a.    Sendo assim, aqueles da igreja, crentes genuínos, que não se preocupam em observá-la, que não se preocupam em se reunirem na e com a igreja no dia em que se celebrará a Ceia, por motivos banais, estão duplamente errados: 1) errados por faltarem à toa (Hebreus 10.25) e 2) errados por não se preocuparem em observar aquilo que Jesus ordenou.

2.    A Ceia do Senhor é um memorial.

a.    Diante disso, é válida a pergunta: você sabe o que você está relembrando ao participar da Ceia? Você já se preocupou em ler/estudar pelo menos os evangelhos?

3.    Juntando os dois últimos pontos, a Ceia do Senhor é uma pregação e uma declaração de fé e esperança.

a.    Diante disso, é oportuna a pergunta: se algum familiar, amigo ou conhecido seu estivesse presente no culto vendo você participar dessa celebração o que ele diria? Será que ele diria que a sua vida é condizente com aquilo que você está pregando e declarando crer e esperar, ou diria o contrário?

4.    (Encerrar dando um tempo para reflexão e oração pessoais e depois passar à celebração).

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário