Faça aqui uma busca do que você quer

sábado, 28 de julho de 2012

O que Deus espera de você

 

O QUE DEUS ESPERA DE VOCÊ

– Quatro coisas que Deus espera de você à luz de Atos 11.19-26 –

 

01. Leitura do texto bíblico: Atos 11.19-26 (Versão Almeida Revista e Corrigida):

 

“E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra senão somente aos judeus. E havia entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor. E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia, o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou e exortou a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia. E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” (Atos 11:19-26 RC)

 

02.  Oração

03.  O que você espera de Deus?

04.  E o que Deus espera de você?

05.  Vamos ver algumas coisas que Deus espera de nós que podem ser encontradas aqui em Atos 11.19-26?

06.  Vamos à primeira:

 

I. Deus espera que as dificuldades não impeçam você de anunciar o evangelho.

 

1.    Leia João 15.1-19

2.    Veja bem o que Jesus está dizendo pra você, que é discípulo dele, neste texto:

a.    Ele é a videira verdadeira e você é um dos galhos nessa videira (v.5). Isso quer dizer, dentre outras coisas, que você tem a responsabilidade de produzir frutos.

b.    Deus é glorificado e você prova que é um verdadeiro discípulo quando produz frutos (v. 8).

c.    Você foi escolhido por Jesus não apenas para ser salvo, mas para dar frutos, para contribuir para que outros também sejam alcançados pelo evangelho.

3.    Agora, é fato que muitas vezes enfrentamos dificuldades as mais diversas que tendem a frear a nossa dedicação nessa tarefa de evangelizar. Mas devemos vencer tais dificuldades; elas não podem, e Deus espera que assim o seja, nos impedir de desincumbir de nossa missão evangelizadora.

4.    Olhe para o nosso texto inicial, Atos 11.19-26. Esse texto mostra servos de Deus em dificuldade, dispersos, em fuga, por causa da perseguição que se abateu sobre eles.

a.    Eles se calaram? Deixaram de anunciar o evangelho?

b.    Mesmo diante de grande dificuldade, eles não se calaram. Por onde iam anunciavam o evangelho, ainda que só a judeus, e quando entraram em Antioquia falaram de Jesus aos gregos, e um grande número creu e se converteu a Deus. A graça de Deus estava com eles e sobre eles.

5.    Quais são as dificuldades que você tem encontrado para anunciar o evangelho?

6.    Sejam quais forem, elas estão aí para serem vencidas. Deus espera que assim o seja, e se você se dispor, com coragem e fé, a graça Dele vai estar sobre você lhe sustentando, concedendo grandes vitórias para a honra e glória Dele.

7.    A segunda coisa que encontro neste texto e que entendo ser algo que Deus espera de você é:

 

II. Firmeza de coração.

– Deus espera que você permaneça nele com firmeza de coração –

 

1.    Veja o verso 23.

2.    Uma das primeiras coisas que Barnabé faz ao chegar e contemplar o grande número de convertidos em Antioquia, é exortá-los a que permanecessem no Senhor com propósito (ou firmeza) de coração.

3.    Talvez um bom texto para exemplificar o significado disso seja o em que o profeta Habacuque assim se expressa:

 

“... ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação. JEOVÁ, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.” (Habacuque 3:17-19 RC)

 

4.    Mas ainda podemos citar os exemplos de Daniel diante da razão pela quail ele foi lançado em uma cova de leões e de seus três amigos diante da razão pela qual foram lançados em uma fornalha de fogo ardente aquecida sete vezes mais... Estes dentre outros.

5.    Essa exortação de Barnabé, de que se permaneça no Senhor com firmeza de coração continua tão atual e necessária quanto o foi naquela ocasião, e talvez até mais.

6.    E a razão disso reside no fato de que o mundo em que vivemos não é, especialmente para nós que somos discípulos de Jesus, um lugar de lazer, mas um campo de batalha, conforme escreveu Tozer no passado.

7.    E, conforme o mesmo Tozer, considerando que o mundo vive em pânico (e vive mesmo), este mundo em pânico precisa de uma igreja sem medo. Ora amados, uma igreja sem medo é, certamente um igreja que permanece em Cristo com firmeza de coração.

8.    Tenho visto muita gente entrar na igreja para daí a algum tempo sair justamente porque não têm essa firmeza de coração.

9.    Passemos adiante:

 

III. Deus espera que no seu coração haja plena disposição para aprender e também para ensinar.

 

1.    Veja os versos 25 e 26

2.    Paulo e Barnabé já haviam disposto o coração para aprender, e agora se dispuseram a ensinar. E o povo estava disposto a aprender.

3.    Há no seu coração disposição para aprender?...

4.    Há no seu coração disposição para ensinar? ... (com palavras talvez, mas principalmente com a vida...)

5.    E a quarta e última coisa:

 

IV. Deus espera que você viva de uma maneira tal que as pessoas reconheçam a presença de Cristo na sua vida.

 

1.    Observe novamente o verso 26 – Eles foram chamados Cristãos. Eles não se autodenominaram cristãos, mas foram reconhecidos como tais, e a razão certamente estava em que as pessoas viam que eles eram seguidores de Cristo.

2.    As pessoas veem isso em você?

3.    Em 1 João 2.6 lemos que “Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou.”

4.    Em Tito 1:16 lemos sobre determinado grupo de pessoas: “Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra”. Esses não são os fiéis, e sim os infiéis.

5.    Em Ezequiel 33:31 Deus fala ao profeta, reprovando Seu povo: “E eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza”.

6.    Depois que você aceitou a Jesus pela fé, requer-se de você uma vida de acordo com os padrões do evangelho, uma conduta excelente diante de Deus e dos homens.

7.    Há uma história que fala sobre um lenhador que vendia lenha aos seus vizinhos, mas os defraudava, mandando as toras sempre com dez centímetros a menos do que elas deveriam ter. Um dia, circulou a notícia de que ele havia se convertido. Ninguém acreditou. Então, um dos fregueses, foi até um feixe de lenha entregue por ele naquele dia e mediu as toras. Voltou dizendo que ele realmente havia se convertido, porque agora, a lenha que ele entregava, não só estava na medida certa, como estava passando dez centímetros em cada tora.

 

Concluindo

 

1.    Vá para sua casa hoje, meu irmão, refletindo sobre isso.

2.    Deus espera:

a.    Que as dificuldades não impeçam você de anunciar o evangelho;

b.    Que você permaneça nele com firmeza de coração;

c.    Que em seu coração haja plena disposição para aprender e para ensinar;

d.    E que você viva de uma maneira tal que as pessoas reconheçam a presença de Cristo em sua vida.

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário