Faça aqui uma busca do que você quer

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A Família de Cristo


 

A FAMÍLIA DE CRISTO

 

1 Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a ele. 2  Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. 3  E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.” (1 João 3:1-3 RC)

 

1.    “VEDE quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus...” – Com esta exclamação João expressa um misto de espanto, humildade e exaltação.

2.    No capítulo anterior ele vinha advertindo solenemente contra as fraquezas e erros a que estão sujeitos os santos de Deus; e agora exclama: Como é maravilhoso que nós, com todas as nossas deficiências e imperfeições espirituais, com todos os nossos defeitos e incoerências, somos privilegiados e honrados por Deus, ao ponto de sermos chamados Seus filhos.

3.    Somos filhos de Deus! Somos da família de Cristo!

4.    Vejamos algumas poucas coisas sobre essa família:

 

O Nome da Família – “Os Filhos de Deus”

 

5.    Qual é o nome da família à qual você pertence?

6.    Toda família tem um nome.

7.    Alguns nomes são famosos, respeitados, e muitos têm o desejo de ver suas filhas recebendo o nome de famílias como essas.

8.    Mas o melhor nome é “Filhos de Deus”. (Em outra parte somos chamados de Cristãos – Veja Atos 11.26)

9.    Ser chamado “filho de Deus” é o maior privilégio, e significa ser herdeiro da maior herança.

 

A Vida da Família – Qual o Comportamento Exigido dos Membros Dessa Família

 

10. Veja o versículo 3: “...qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro”.

11. No Antigo Testamento encontramos uma prática denominada ABLUÇÃO. Essa palavra significa “lavagem cerimonial”, isto é, cerimônia de purificação por meio de água. A Ablução era um costume da religião judaica. Havia quatro tipos:

a.    A lavagem das mãos. No Velho Testamento não a encontramos explicitamente requerida, mas no Novo Testamento a encontramos sendo requerida pelos judeus. Tornou-se uma prática generalizada cuja não observância era considerada como um grande pecado. (Veja Mateus 15:2 e Marcos 7:3).

b.    A lavagem dos pés e das mãos, em preparação para o serviço sacerdotal (Veja Êxodo 30:19 e 40:31). O tabernáculo e o templo tinham uma bacia para esta finalidade.

c.    A imersão do corpo inteiro, que simboliza a purificação do homem inteiro, a fim de poder participar plenamente da adoração ao Senhor. Veja Levítico 16:24; 8:6; 14:8; 15:5-10 e Números 19:19. Nesses textos encontramos o sumo sacerdote no dia da expiação, Arão e seus filhos, os leprosos e pessoas que tivessem se maculado por causa de contatos proibidos, passando e sendo ordenados a passarem por essa ablução. Os prosélitos (pessoas que aderissem ao judaísmo) também tinham que passar por tal lavagem.

d.    Lavagem dos vasos, casas, vestes e outros itens usados para propósitos religiosos.

12. Estes cerimoniais simbolizavam a preocupação com a pureza apropriada (santidade), de modo a estar isento de poluções do mundo, e assim poder aproximar-se do Deus Santo.

13. NO CRISTIANISMO TUDO ISSO É SUBSTITUÍDO POR UM CORAÇÃO LIMPO.

14. Um coração limpo, puro, é exigido daqueles que são membros da família de Cristo

15. O Pr. Airtom Evangelista da Costa escreveu em uma de suas meditações que o filho de Deus precisa:

a.    Ser discípulo de Cristo – Os primeiros crentes foram chamados de cristãos porque eram discípulos de Jesus (At 11.26). Ser discípulo é ser partidário, seguidor, aprendiz, imitador do caráter de Cristo. O discípulo se esforça por andar como Ele andou (1 Jo 2.6; 1 Co 11.1). O verdadeiro discípulo deseja andar em perfeita comunhão com o Senhor, alimentando-se de suas verdades; sabem que sem Ele nada podem fazer de produtivo (Jo 6.68; 15.5). O que caracteriza também um discípulo é amar sem reservas outros discípulos, para que, em unidade, manifestem Cristo ao mundo: “Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 17.21). O verdadeiro discípulo faz outros discípulos (Mt 28.19). Nas cartas a Timóteo, o apóstolo Paulo nos deixou um formidável exemplo de como ensinar, cuidar, aconselhar e exortar os que estão sendo discipulados: “Pregues a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina” (2 Tm 4.2-NVI).

b.    Crescer no conhecimento – O desejo do verdadeiro cristão deve ser o de crescer não somente na graça, mas no conhecimento do nosso Salvador (2 Pe 3.18). Paulo não se separava de seus pergaminhos. Apesar de se encontrar “sob cadeias”, “sabendo que “o tempo da minha partida está próximo”, manifestou o desejo de continuar lendo as Escrituras: “Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos” (2. Tm 4.13). Jesus disse que não conhecer as Escrituras constitui um erro (Mt 22.29).

c.    Ser servo do Senhor – As características de um verdadeiro servo são: (1) Obediência (1 Pe 1.14); (2) Fidelidade. O cristão se torna cristão por livre e espontânea vontade. Assim, tem por obrigação ser fiel aos compromissos assumidos; (3) Prudência. Seu falar, seu agir e seu trabalho na obra devem ser revestidos de prudência e zelo (Mt 10.16; 24.45-46); (4) Ser produtivo: “Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei” (Mt 25.23); (5) Trabalhar de boa vontade: “Servindo de boa vontade como ao Senhor e não como aos homens” (Hb 6.7).

16. Creio que essas palavras do Pr. Airton também expressam bem qual o comportamento exigido dos membros dessa família.

17. Passemos agora à terceira consideração:

 

A Tríplice Esperança dos Que Pertencem a Esta Família

 

18. Esperança da manifestação de Cristo – Vers. 2: “... quando ele se manifestar ...”.

19. Esperança de ver a Cristo quando ele se manifestar – Vers. 2: “... assim como é o veremos”.

20. Esperança de ser semelhante a Cristo quando ele se manifestar – Vers. 2: “... seremos semelhantes a ele...”.

 

 

21. Que bênção é ser membro da família de Cristo e que bênção é estar ativo, completamente envolvido, nas atividades desenvolvidas por essa maravilhosa família.

 

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário