Faça aqui uma busca do que você quer

sábado, 4 de agosto de 2012

Como vai a sua fé?


COMO VAI A SUA FÉ?

 

1.    Você é capaz de se lembrar quantas vezes esse ano lhe perguntaram “como vai você”?

a.    Como vai você?

b.    Como vai o seu esposo (ou esposa)?

c.    Como vai o seu pai (ou mãe)?

d.    Como vai o seu filho... filha... irmão... primo... vizinho...

e.    São perguntas comuns, às vezes até feitas por simples formalidade.

2.    Mas você se lembra de alguma vez alguém ter lhe perguntado “como vai a sua fé”?

3.    Se nunca lhe perguntaram, então eu quero lhe perguntar: como vai a sua fé?

4.    Certo soldado...

 

estava morrendo no campo de batalha, quando o capitão lhe perguntou sobre sua convicção, sua fé naquele momento. O soldado ferido, olhando para o alto citou: “Estou convicto – que nem morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas do presente século, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-me do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor”

 

5.    Isso é que é fé!

6.    Uma fé saudável, inabalável!

7.    E a SUA fé, como vai?

8.    Hoje vamos pensar um pouquinho em algumas coisas que evidenciam uma fé saudável.

9.    Para isso, nada melhor que o exemplo daquele que é considerado o pai da fé, ou o pai dos que crêem: Abraão.

10. O texto principal que vamos usar é Gênesis 22.

11. Ainda quero que os irmãos abram suas Bíblias em 2 Pedro 1.1.

12. O que diz esse verso, sobre a fé?

a.    Diz que a fé é preciosa.

                                  i.    Em sua primeira carta, no verso 7 do capítulo 1 Pedro diz que a fé é mais preciosa do que o ouro.

                                ii.    Em Hebreus 11 lemos da fé e das grandes obras da fé de pessoas do Antigo Testamento. Estes, por causa só da fé que tiveram, foram colocados como que em uma galeria de heróis, constituindo-se em testemunhas para nós de que vale a pena deixar de lado todo o embaraço e todo o pecado e seguir adiante olhando para Jesus, que é o autor e consumador da fé. Abraão é um deles.

13. Vamos ver algumas coisas, olhando para a vida de Abraão, mais particularmente para o episódio narrado em Gênesis 22, a respeito da fé, uma fé firme, forte, saudável, em Deus.

 

I. A Fé Exige Sacrifício.

 

“E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi” (v. 2 RC)

 

1.    Em termos terrenos, um filho, costumamos dizer, é o que de mais importante nós temos.

2.    É mais do que tudo o mais.

3.    O que você faria por seu filho, para restaurar-lhe a saúde, por exemplo, e tê-lo junto de você?

a.    Você venderia seu carro que acabou de comprar, para pagar médicos, hospital e remédios?

b.    Venderia a sua casa?

c.    Sacrificaria a sua própria saúde?

4.    Deus poderia ter imposto um teste a Abraão pedindo-lhe tudo o mais... Mas o filho?

5.    Entretanto, Deus pediu-lhe o filho, e Abraão deu-lhe o filho.

6.    A fé, amados, pede de nós um sacrifício, e o sacrifício é colocar TUDO, TUDO, TUDO o que temos sobre o altar de Deus. Veja Romanos 12.1, 2 e 15.3

7.    Mas, quando fazemos isso, irmãos, descobrimos algo maravilhoso: na verdade não se trata de um sacrifício, mas de um investimento; o melhor investimento que podemos fazer.

8.    Deus devolveu Isaque a Abraão e Abraão, começando por Isaque, tornou-se o pai de uma numerosa nação.

9.    Em “21 Leis De Vida Que Ninguém Deveria Esquecer”, Max Anders fala sobre a obediência (que é uma outra maneira de dizer que estamos colocando tudo sobre o altar de Deus). Ele diz que

 

“a Bíblia promete alegrias para quem obedece. Uma pessoa é abençoada por Deus quando Lhe obedece. Em João 15.10-11 lemos: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo”. Como podemos ver através dessa passagem, o resultado dessa obediência é... (a alegria. E alegria completa). Aquele que obedece fielmente às Escrituras e não faz perguntas do tipo: “será que saio desta sem que Deus perceba?”, é ricamente abençoado. Se entendermos que o caminho mais curto entre nós e aquilo que desejamos [ou aquilo que de melhor Deus tem pra nós] é a obediência, obedeceremos. Quando desobedecemos. É porque vacilamos na fé. Não cremos que a obediência nos trará felicidade. Ou acreditamos que desobedecer só em parte não nos trará grandes problemas. Fica bem mais fácil quando nos convencemos de que não o fazemos apenas para a glória de Deus, mas também para o nosso próprio bem.

 

10. Diz-se de Bill Bright que ele foi um operoso servo de Deus do século XX, fundador da “Cruzada Estudantil e Profissional Para Cristo”. Perguntado sobre o porquê Deus abençoa tanto sua vida, ele respondeu:

 

“Quando ainda jovem eu fiz um contrato com Deus. Eu verdadeiramente o redigi e assinei meu nome embaixo. Esse contrato dizia: Deste dia em diante sou um escravo de Jesus Cristo”.

 

11. A fé, amados exige sacrifício, mas em uma análise mais profunda descobrimos que esse sacrifício é, na verdade, um investimento.

 

II. A Fé Exige Pronta Obediência.

 

“Então, se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e fendeu lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera” (v. 3 RC)

 

1.    Veja também Hebreus 11.8

2.    Muitas coisas há das quais Deus se agrada, e as quais Ele quer que estejam presentes na vida de Seus servos. Uma dessas coisas é a obediência a Ele.

3.    O livro de Deuteronômio é o quinto livro da Bíblia. Nele estão registrados os discursos que Moisés fez quando o povo de Israel estava na terra de Moabe, antes de atravessar o rio Jordão e tomar posse de Canaã. Nesses discursos Moisés se refere aos 40 anos de peregrinação pelo deserto. Nesse livro Moisés manda que o povo obedeça a Deus porque a desobediência traz como resultado o castigo. O povo de Israel deve adorar somente o Eterno, o Deus dos seus antepassados. Veja a orientação que encontramos em 13.1-4:

 

“Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos, porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, com todo o vosso coração e com toda a vossa alma. Após o SENHOR, vosso Deus, andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.” (RC)

 

4.    Samuel teve de repreender duramente a Saul por causa da desobediência, mesmo sendo essa desobediência “aparentemente” simples, e cheia de boas intenções. Entretanto, nenhuma desobediência a Deus é simples, e as palavras de Samuel mostram isso muito bem:

 

“Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar (ou obstinação, teimosia) é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.” (1 Samuel 15:22-23 RC)

 

5.    No Salmo 111.10 encontramos:

 

“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre.” (RC)

 

6.    Jesus disse:

 

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.” (João 14:21 RC)

 

7.    João escreveu:

 

“Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.” (1 João 2:5 RC)

 

8.    Em II Coríntios vemos que a obediência é um dever que temos diante de Cristo:

 

“... embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas[1] e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,” (2 Coríntios 10:3-5 RA)

 

9.    Por que Deus exige obediência?

10. Max Anders, em “21 Leis de Vida...”, comenta:

 

“Em tudo que Deus requer de nós, Ele deseja dar-nos uma bênção ou proteger-nos do mal. Nada daquilo a que Deus nos submete é em vão. Nesse particular, somos como um atleta passando por um programa de treinamento rígido, um músculo sob o escrutínio de ensaios cuidadosamente monitorados, ou um soldado escolhido para um programa especial de treinamento para combate a guerrilhas. Cada ação, cada atitude, cada ensaio tem um objetivo final. Se formos preguiçosos, descuidados ou rebeldes, apenas atrasaremos o atingimento do objetivo final que ele nos reservou. Lemos no Salmo 19.7-11: “A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa” (RA). Se essas palavras são verdadeiras, e é claro que o são, só um tolo desejaria desobedecer a Deus de propósito. Entretanto, mesmo assim somos desobedientes. Esquecemo-nos de que Deus está.. (nos vendo)...”

 

11. Veja que maravilha, irmãos! A fé exige pronta obediência, mas em uma análise mais profunda descobrimos que essa obediência também é, na verdade, um investimento...

 

III. A Fé é Fonte de Bendita Esperança.

 

“E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e, havendo adorado, tornaremos a vós.” (v. 5 RC)

 

1.    Veja Hebreus 11.17-19

 

IV. A Fé em Deus é Simples e Não Complexa – É um Crer Simples na Divina Providência.

 

“E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos.” (v. 8 RC)

 

V. A Fé Viva é Constante, Perseverante; é Para os Momentos Fáceis, Mas Também Para os Momentos Difíceis da Vida. Ela Vai Até ao Fim.

 

“E vieram ao lugar que Deus lhes dissera, e edificou Abraão ali um altar, e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque, seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.” (v. 9 RC)

 

VI. Os Que Têm Essa Fé São e Serão Vitoriosos.

 

1.    Veja novamente Hebreus 11.17-19 e 1 João 5.4

 

 

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves



[1] Sofisma = Argumento que parece ser correto, mas que, na verdade, é enganoso e leva ao erro

Nenhum comentário:

Postar um comentário