Faça aqui uma busca do que você quer

terça-feira, 30 de outubro de 2012

UM POUCO MAIS SOBRE A BÍBLIA, A PALAVRA DE DEUS

 

UM POUCO MAIS SOBRE A BÍBLIA, A PALAVRA DE DEUS

 

1.    Quinta-feira passada estudamos sobre a Palavra de Deus.

2.    Vimos o que George Mueller disse sobre a Palavra de Deus:

 

“O vigor de nossa vida espiritual está na proporção exata do lugar que a Bíblia ocupa em nossas vidas e em nossos pensamentos. Faço esta declaração solenemente, baseado na experiência de cinqüenta e quatro anos. Nos primeiros três anos após minha conversão, negligenciei a Palavra de Deus. Mas desde comecei a pesquisá-la diligentemente tenho sido maravilhosamente abençoado. Já li a Bíblia todas cem vezes, e sempre com maior deleite. Cada vez se me apresenta um livro novo. Grande tem sido a bênção recebida do seu estudo seguido, diligente e cotidiano. Considero perdido o dia em que não me detive a meditá-la”

 

3.    Vimos o que Moody disse:

 

“Orei pedindo fé, e pensei que algum dia ela cairia e me atingiria como um raio. Mas parecia que a fé não vinha. Um dia li, no capítulo 10 de Romanos que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. Tinha fechado a minha Bíblia e orara pedindo fé. Mas então abri a minha Bíblia e comecei a estudá-la. Desde então a minha fé vem sempre aumentando”

 

4.    E vimos o que disse Davi no Salmo 19.7-11:

 

“A lei do SENHOR é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e alumia os olhos. O temor do SENHOR é limpo e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente.  Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.  Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar grande recompensa.” (RC)

 

5.    Hoje vamos pensar um pouco mais sobre a Palavra de Deus utilizando-nos para isso de um estudo de Earl Adams, que consiste de perguntas cujas respostas se encontram nos textos sugeridos para leitura.

6.    Vamos lá:

 

a.    Podemos nós realmente confiar na Bíblia como a Palavra de Deus? –  2 Timóteo 3:16 – 2 Samuel 23:2 – Marcos 12:36 – 2 Pedro 1:20-21 – 1 Reis 8:56 - Salmo 18:30 - A Palavra de Deus é totalmente isenta e incapaz de ter a menor falha ou erro.

b.    Quão freqüentemente devemos nós ler a Bíblia? – Deuteronômio 6:6 – Deuteronômio 17:19 – Josué 1:8 – A Bíblia é para leitura e meditação diárias, cotidianas, todos e cada dia. Meditar sobre ela dia e noite significa "Continuamente". Não significa ler a Bíblia somente quando não temos nada "mais interessante" ou "mais importante e urgente" a fazer, nem somente quando precisamos, nem somente quando sentimos vontade.

c.    Por que é tão importante lermos a Bíblia todos e cada dia? – João 8:32 – João 14:6

                             I.        Ler a Bíblia nos diz como ser libertos do pecado [que nos tentará neste ou em breve dia] – João 12:50 – Atos 17:11

                            II.        Ler a Bíblia nos ajuda a reconhecer ensino verdadeiro e ensino falso [que nos tentará neste ou em breve dia] – Salmo 19:7-11

                           III.        Ler a Bíblia nos adverte a respeito de coisas que quererão nos fazer mal [que nos tentarão neste ou em breve dia] – Salmo 119:105

                          IV.        Ler a Bíblia nos guiará no viver diário [particularmente para este ou breve dia] – Provérbios 6:22

                           V.        Ler a Bíblia nos proverá de bom conselho para nossos problemas [particularmente para este ou breve dia]

d.    Em conclusão: Deus nos pede (ordena) para estarmos prontos:
2Timóteo 4:1-5 – Deuteronômio 11:18

 

7.     Sendo assim, amados, leiamos a Bíblia, todos os dias, perseverantemente, em oração e com bastante atenção.

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário