Faça aqui uma busca do que você quer

quarta-feira, 13 de março de 2013

Amém


AMÉM

 

1.    A palavra “amém” vem de um adjetivo hebraico que significa “verdadeiro, certo, digno de confiança”, ou de uma forma adverbial com o sentido de “é digno de confiança ou veraz”.

2.    O verbo correlato, “amãm”, significa “sustentar, apoiar”.

3.    O uso comum do “amém” significa “certamente, assim seja, é verdade” (Veja I Crônicas 16:36 e Neemias 8:6).

4.    O trecho de Isaías 65:16 faz de Yahweh o Deus do Amém, isto é, aquele que fala com verdade, em quem todos podem confiar.

5.    No Novo Testamento, o uso grego emprega o vocábulo para indicar “verdadeiramente”, “de fato”, “assim seja”, “isso mesmo”, ou, nas palavras de um determinado pastor, “OK”. Explico: o referido pastor, pregando em uma igreja onde os irmãos eram extremamente tímidos para pronunciar o amém nos devidos momentos, disse-lhes que se tivessem algum preconceito para com essa palavra poderiam substituí-las por “OK”, que surtiria o mesmo efeito.

6.    O termo “amém” tornou-se comum nas orações, nas doxologias (expressões de louvor a Deus), nas respostas congregacionais, nas exclamações de aprovação.

7.    Nos evangelhos sinópticos (Mateus, Marcos e Lucas), a palavra é dita por Jesus por 54 vezes. O evangelho de João contém 25 repetições do termo, sempre em forma dupla, “amém, amém!”, para ênfase especial.

8.    Alguns exemplos de ocorrência do termo em doxologias são:

a.    Hebreus 13:20-21;

b.    I Pedro 4:11; 5:11;

c.    II Pedro 3:18 e

d.    Judas 25

9.    No Apocalipse a palavra aparece por nove vezes, e a mais importante delas é quando figura como nome próprio de Cristo: O Amém. Veja: “E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.” (Apocalipse 3:14 RC)

10. Isso significa que em Cristo culmina a certeza da mensagem espiritual.

11. Sendo assim, amados, não se sintam tímidos para dizer amém quando ele é cabível em nossos cultos.

12. Quando um irmão estiver orando ouça com atenção e, concordando você com a oração dele, ore junto, dizendo amém (pode ser em voz perfeitamente audível, porém sem gritar; pode ser em voz quase inaudível ou pode ser apenas um sussurro da alma).

13. Quando a mensagem estiver sendo proferida e você concorda com o que está sendo dito em determinado momento, pode dizer amém (sem gritar para não atrapalhar os demais).

14. Até mesmo durante um hino ou um cântico o amém pode ser pronunciado, desde que de forma coerente.

15. Amém?

 

Pr. Walmir

Muqui – Março de 2013

 

FONTE DE CONSULTA PRINCIPAL:

“O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo”, volume 6: Dicionário. Autor: R. N. Champlin. Editora Candeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário