Faça aqui uma busca do que você quer

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

AS PEQUENAS RAPOSAS

 

AS PEQUENAS RAPOSAS

 

N. Nazarian (Chapel Library)

Tradução: Gustavo Stapait Viana 11/01

Revisão: Calvin G. Gardner 11/01

Inserção dos versos em Rodapé: Pr. Walmir Vigo Gonçalves

 

“Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.” (Cantares 2:15 RC)

 

OS PECADOS DOS CRENTES

 

Os filhos de Deus geralmente não caem nos grandes e bem conhecidos pecados, mas, segundo a Palavra de Deus, há pecados que eles cometem freqüentemente. Estes pecados são como pequenas raposas que estragam a uva (nossas vidas), tornando-nos infrutíferos.

 

Mas quais são estes pecados?

 

Aqui estão alguns deles:

 

1.    Saber fazer o bem, mas não fazê-lo (Tiago 4:17[1]). Deus nos manda repetidamente, em Sua Palavra, fazer o bem a todos, principalmente aos domésticos da fé (Gálatas 6:9,10[2]). O Senhor Jesus foi um exemplo para nós, neste aspecto. Nós lemos em Atos 10:38 que "Ele andou fazendo bem." Quão devagar nós estamos no obedecer deste mandamento!

2.    Não orar pelo próximo (falta de oração). (I Samuel 12:23[3]). Nós freqüentemente oramos por nós mesmos, pelos membros de nossa família, pela nossa igreja, mas nos esquecemos de orar para os servos do Senhor, para os missionários, para as doentes, pelos reis e por todos que estão em autoridade, e também para muitos outros (Efésios 6.17-18[4] e 1 Timóteo 2.1-2[5]). Este é uma das "pequenas raposas". Nós devemos orar por todos.

3.    O pecado de fazer decisões e seguir o nosso caminho sem fé (Romanos 14:23[6]). Sim, qualquer coisa que não esteja de acordo com a Palavra de Deus, não é de fé. Muitos Cristãos decidem e fazem coisas, sem olhar às Escrituras para conhecer o desejo de Deus. Outros estragam suas vidas, com jugos desiguais ou amizades inconvenientes (II Coríntios 6:14[7]). É uma pena!

4.    O pecado de fazer acepção de pessoas, ou o de agradar aos homens mais que Deus (Gálatas 1:10[8]). Este pecado é comum em muitas igrejas. Mais cargos ou posições são dadas aos ricos e educados, do que às pessoas espirituais que não são ricas ou educadas. Tenha cuidado de não fazer acepção de pessoas.

5.    O pecado de não ser generoso com Deus. Este é um fato: o povo de Deus não oferta o suficiente a Deus. No tempo do Velho Testamento os Israelitas davam dízimos e ofertas a Deus. Agora, nós não damos metade disto. Muitos deixam de dizimar a Deus dizendo, "Nós não estamos no tempo da Lei". Se no Velho Testamento os santos davam dízimos, poderíamos dar menos? Leia Gênesis 14:20; 28:22; Mateus 23:23 *[9]. Oremos para que o Senhor livra-nos deste pecado e nos ensine a dar assim como Ele nos mandou a dar (II Coríntios 9:6[10]).

6.    Não buscar primeiro o Reino de Deus (Mateus 6:33[11]). Somente temos tempo para as nossas próprias necessidades. Trabalhamos duro para ganharmos mais, algumas vezes deixando de lado as reuniões por isso, mas não temos tempo para o estudo da Palavra de Deus; para orar, para visitar e praticar o evangelho diante dos não salvos. Este é um outro pecado que tem arruinado muitas vidas.

7.    O pecado de mentir (Colossenses 3:9[12]). Muitas vezes mentimos sem saber o que fizemos. Nós cantamos com vozes altas, "Mais de Cristo" mas não temos a consagração real. Nós cantamos, "Tudo Entregarei" mas a oportunidade vem para ofertar e damos muito pouco. Nós pregamos mas não vivemos a mesma mensagem. Que aprendemos a sermos praticantes da Palavra (Tiago 1:22[13]).

8.    O pecado de não amarmos os nossos irmãos como o Senhor nos mandou a amar (João 15:12; Tiago 2:8, I João 3:16,18)[14]. O Senhor freqüentemente nos disse, "Que vos ameis uns aos outros; como Eu vos amei a vós." (João 13:34; 15:12). Muitas vezes amamos apenas de boca, mas não pelas ações. Alguns amam apenas aqueles que os amam ou que estão próximos a eles, mas não têm nenhum amor por aqueles que são indiferentes a eles. Que aprendemos a amar nossos irmãos como nos amamos a nós mesmos.

 

Meu caro irmão, mate estas pequenas raposas, para que elas não façam você infrutífero. Oremos para que o Senhor nos guarde destes pecados, para que possamos viver a glorificar o Salvador Quem nos amou e nos deu a Si mesmo por nós.

 

N. Nazarian (Chapel Library)

 

Tradução: Gustavo Stapait Viana 11/01

Revisão: Calvin G. Gardner 11/01

Inserção dos versos em Rodapé: Pr. Walmir Vigo Gonçalves



[1] “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado" (Tiago 4.17 RC)

[2] “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.  Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé” (Gálatas 6.9, 10 RC)

[3] “E, quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito” (1 Samuel 12.23 RC)

[4] “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus,  orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:17-18 RC)

[5] “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens,  pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade.” (1 Timóteo 2:1-2 RC)

[6] “Mas aquele que tem dúvidas, se come, está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.” (Romanos 14:23 RC)

[7] “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14 RC)

[8] “ Porque persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.” (Gálatas 1:10 RC)

[9] “e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo.” (Gênesis 14:20 RC)

“e esta pedra, que tenho posto por coluna, será Casa de Deus; e, de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.” (Gênesis 28:22 RC)

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas.” (Mateus 23:23 RC)

[10] “E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância em abundância também ceifará.” (2 Coríntios 9:6 RC)

[11] “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33 RC)

[12] “Não mintais uns aos outros, pois que vos despistes do velho homem com os seus feitos” (Colossenses 3:9 RC)

[13] “E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.” (Tiago 1:22 RC)

[14] “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (João 15:12 RC)

“Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.” (Tiago 2:8 RC)

“Conhecemos a caridade nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos... Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” (1 João 3:16 e 18 RC)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário