Faça aqui uma busca do que você quer

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

JESUS–Transformação e Vida

JESUS TRANSFORMAÇÃO E VIDA

 

01. JESUS, Transformação e Vida, é o tema da campanha de Missões Nacionais neste ano de 2017. Um tema muito sugestivo, porque, de fato, Jesus tem transformado e dado vida a muita gente em todos os tempos. Exemplos “fortes”, isto é, exemplos de transformação de pessoas que, até aos olhos da sociedade em geral, estavam completamente “atoladas” no pecado ou numa situação de vida deplorável, existem aos milhares (ou milhões... ou bilhões, se levarmos em conta todos os séculos desde a primeira vinda de Jesus). Transformados e vivificados todos os alcançados pela graça fomos, mas existem aqueles exemplos que aos olhos da sociedade são mais “fortes” (o que não é vantagem nenhuma – dou graças a Deus por ter sido criado no evangelho e nunca ter me envolvido com coisas que pela sociedade são fortemente combatidas).

02. Quantos exemplos destes temos no NT? Vamos relembrar alguns?

a.    Que tal o endemoninhado Gadareno? Pode ser um exemplo?

b.    Que tal a prostituta que ungiu os pés de Jesus? Pode ser um exemplo?

c.    Que tal a mulher que foi pega em flagrante adultério? Pode ser um exemplo?

d.    Que tal Zaqueu? Pode ser um exemplo?

e.    E quem mais?

03. E fora da Bíblia muitos são os exemplos de pessoas que têm sido transformadas e vivificadas em todos os tempos. Hoje são muitos os exemplos que têm sido divulgados pela nossa JMN. Haja vista os resgatados das cracolândias.

04. Mas não precisamos ir longe, aqui mesmo em nossa igreja temos os nossos exemplos.

05. Jesus é, de fato, transformação e vida. Tema, portanto, altamente sugestivo. Poderia até continuar por mais alguns anos.

06. E o texto que tem servido como divisa também é muito sugestivo. Apenas o verso 11 de Tito 2 foi utilizado, mas para nossa reflexão hoje gostaria de utilizar até o verso 15. Leiamos o texto:

 

11 ¶ Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, 12  ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, 13  aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, 14  o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. 15 ¶ Fala disto, e exorta, e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.” (Tito 2:11-15 RC)

 

07. Agora pensemos por um instante em algumas coisas que encontramos aí no texto.

08. A primeira é a salvação:

 

I.       SALVAÇÃO – Jesus nos salvou

 

“... a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação...”

 

01. Mas o que é essa salvação?

02. Assim lemos em Efésios 2.1-7: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.” (Efésios 2:1-7 RC)

03. Isto é salvação!

04. Essas pessoas do texto de Efésios:

a.    Eram pessoas mortas. Obviamente, espiritualmente mortas, o que significa que eram pessoas que estavam longe de Deus;

b.    A razão de estas pessoas estarem longe de Deus era "ofensas e pecados";

c.    Estas "ofensas e pecados" consistiam do fato de que elas "andavam", isto é, "construíam o seu caminho" neste mundo, não segundo Deus, mas segundo:

                                  i.    O próprio mundo – os costumes do mundo;

                                ii.    O príncipe das potestades do ar;

                               iii.    O espírito que opera nos filhos da desobediência;

                               iv.    Os desejos de sua própria carne;

                                v.     Os seus próprios pensamentos.

d.    Por causa disso, essas pessoas eram, por natureza, "filhos da ira", isto é, eram pessoas sobre as quais estava não o favor, mas sim, o juízo de Deus, e estavam prestes a serem precipitadas num lugar a que a Bíblia se refere, para indicar o caráter terrível e temível do mesmo, como "fogo do inferno", "lago de fogo" e "segunda morte", um lugar de terrível dor e sofrimento eternos;

e.    "Mas Deus..."

                                  i.    que é riquíssimo em misericórdia,

                                ii.    pelo seu muito amor com que nos amou,

                               iii.    estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

                               iv.    e nos ressuscitou juntamente com ele,

                                v.    e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

                               vi.    para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

05. Isto é salvação!

06. Mérito nosso? NÃO!!! Graça de Deus!!!

07. Augustus Nicodemus, em “Livres em Cristo: a mensagem de Gálatas para a igreja de hoje”, demonstra a verdade de que “... a salvação não pode vir do homem; ela vem de cima para baixo. Deus é quem salva, do começo ao fim. É Ele que intervém e sai em busca do pecador, porque o ser humano não tem condição por si mesmo de cumprir de modo perfeito nenhum código religioso ou moral, ainda que estabelecido pelo próprio Deus. Portanto, nenhum homem conseguirá ser perfeito ou alcançar um nível de obediência que o torne aceitável diante da divindade... [Sendo assim, conclui-se que] ... o evangelho, definitivamente, não é para gente boa, para justos, mas sim para pecadores que reconhecem que não podem salvar a si mesmos. Cristo veio ao mundo para salvar pecadores. O descendente de Abraão, o Filho de Deus, Jesus Cristo, tem poder suficiente para salvar o mais vil pecador. A salvação é unicamente pela graça de Deus, não pelo mérito humano”.

08. JESUS nos salvou! JESUS, Transformação e Vida, pela graça nos salvou, pela graça transformou o nosso relacionamento com Deus, pela graça transformou ou nosso caminho de perdição em caminho de salvação. (Glória a Deus? “O irmão tem glória aí?” – diria o pentecostal)

09. A segunda coisa que quero destacar no texto é a remissão:

 

II.     REMISSÃO – Jesus nos remiu de nossas iniquidades

 

“... se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade...”

 

01. É interessante essa palavra de Paulo nesse contexto, porque ele estava dizendo a Tito para exortar aos “servos” a que em tudo fossem sujeitos a seus senhores (veja o verso 9). Servos aí é tradução da palavra “doulos”, que significa literalmente “escravo”. E, sendo o significado de remir “libertar mediante o pagamento de resgate”, então Paulo estava se utilizando de uma “linguagem” que eles conheciam muito bem, para dizer que, da escravidão do pecado, Cristo nos remiu, e o preço de tal remissão foi ele se dar a si mesmo, isto é, foi a sua morte na cruz. Ele se deu a si mesmo “por” nós – em nosso lugar ou para o nosso benefício.

02. O pecado é como um “Egito” que prende os homens na servidão. Mas há livramento para nós porque Jesus pagou o preço do nosso resgate.

03.  Veja outros textos que mostram isso:

 

“.... justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:24 RC)

 

“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça” (Efésios 1:7 RC)

 

 “... em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados” (Colossenses 1:14 RC)

 

 “... o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos...” (1 Timóteo 2:6 RC)

 

“... nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.” (Hebreus 9:12 RC)

 

04. Agora algo interessante que talvez precisemos considerar: A QUEM JESUS PAGOU O PREÇO DE NOSSO RESGATE?

05. Quero considerar essa questão por causa de uma história que circula por aí. Veja:

 

Um dia Jesus e Satanás estavam conversando e Jesus perguntou a Satanás o que ele estava fazendo para as pessoas aqui na terra. Ele respondeu: Estou me divertindo com elas, ensino a fazer bombas e a matar, a usar revólver, a odiar umas a outras, a casar e a divorciar, ensino a abusar de criancinhas, ensino a jovens usar drogas, a beber e fazer tudo o que não se deve!

Jesus perguntou: e depois o que você vai fazer com eles? Ao que satanás respondeu: Vou matá-los e acabar com eles!

E Jesus perguntou: Quanto você quer por eles?

Satanás respondeu: Você não vai querer essas pessoas, elas são traiçoeiras, mentirosas, falsas, egoístas e avarentas! Elas não vão te amar de verdade, vão bater e cuspir no Teu rosto, vão te desprezar e nem vão levar em consideração o que você fizer!

Quanto você quer por elas, Satanás? Insistiu Jesus.

Satanás respondeu: Quero toda a tua lágrima e todo o teu sangue!

Trato feito! E... Jesus pagou o preço da nossa liberdade!

 

06. Daí colocam essa história em Powerpoint com fundo musical dramático ou narram em vídeo com fundo musical e acrescentam um apelo para que você compartilhe sob pena de “queimar mármore do inferno” se não compartilhar.

07. Mas onde, pergunto, onde está escrito que foi a satanás que Jesus pagou o preço de nosso resgate? Em lugar nenhum! E essa história é uma tremenda de uma heresia, porque apesar de presos nas garras de satanás, nossa dívida era com Deus e foi a Deus na pessoa do Pai a quem Cristo pagou o preço do nosso resgate.

08. JESUS, Transformação e Vida, nos remiu de toda iniquidade; se deu a si mesmo para pagar o preço do nosso resgate.

09. A terceira coisa a considerar no texto é a purificação:

 

III.   PURIFICAÇÃO – Jesus nos purificou para que pudéssemos ser seu povo

 

“... purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras...”

 

01. A remissão do pecado é seguida pela purificação para que sejamos “povo seu especial (ou povo exclusivamente seu), zeloso de boas obras”.

02. Purificar é o mesmo que santificar. A santificação está em pauta. E o objetivo da santificação é nos tornar cada vez mais semelhantes a Cristo (Romanos 8.29). E ser semelhante a Cristo é não somente ser separado do pecado, mas também ser dedicado a Deus.

03. JESUS, Transformação e vida, pelo seu sangue nos purificou para que pudéssemos ser povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras, um povo que vive neste presente século:

a.    sobriamente – desprendido de o que quer que seja deste mundo

b.    justamente – como deve viver alguém que recebeu a retidão de Cristo

c.    e piedosamente – reverentemente diante de Deus e para com Deus

d.    renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas.

04. Em quarto lugar quero considerar a esperança:

 

IV.  ESPERANÇA – Jesus nos deu uma bem-aventurada esperança

 

“... aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo...”

 

01. Malaquias 4.1-6 fala sobre o Dia do Senhor e a volta de Cristo. O verso 1 diz que “aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que comentem impiedade, serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará raiz nem ramos”. Bem, aqueles que foram transformados por Jesus não estão nesse grupo, estão no outro, o do verso 2: “Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria”.

02. Pedro, em sua segunda carta, capítulo 3 e versículo 10, profetiza dizendo que “o dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão...” Mas no verso 13 ele diz: “Mas nós, segundo a Sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra”.

03. Na primeira carta, logo no capítulo 1, versos 3 a 9, Pedro assim se expressa: “ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,  para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros  que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.  Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações,  para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;  a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória,  obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.” (1 Pedro 1:3-9 RA)

04. Escrevendo aos Efésios, Paulo, no capítulo 2, fala de um tempo em que andávamos segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar que opera nos filhos da desobediência, nos desejos da nossa carne, e que éramos, nesse tempo, por natureza, filhos da ira. Mas nesse tempo, quando estávamos mortos nessas ofensas e pecados, Deus em Cristo nos vivificou. A partir do verso 4, até o 7, veja o que ele diz: “ Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,  estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),  e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;  para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.”

05. Em Apocalipse contemplamos a perdição dos homens ímpios, porém, muito mais do que a perdição dos homens ímpios, contemplamos a glória de Jesus em sua vinda e a bendita esperança para aqueles que por ele foram transformados: Verão a Jesus e serão por ele apascentados para as fontes de águas vivas; nunca mais terão fome, nunca mais terão sede, nunca mais terão dor e todas as lágrimas de tristeza que choraram serão enxutas; não haverá mais morte nem pranto nem clamor e nas suas testas estará escrito o nome do Cordeiro e com ele reinarão para todo o sempre.

06. JESUS, Transformação e Vida, nos deu uma bendita esperança; transformou a nossa desesperança em esperança bendita, a esperança de que Cristo voltará, desta vez não em humilhação, mas em glória, e fará por nós muito mais do que imaginamos ou pensamos. (“Glória a Deus?”)

07. E em quinto e último lugar destaco a missão:

 

V.     MISSÃO – Jesus nos deu a missão de “falar disto” a todos

 

“Fala disto...”

 

01. Bem, é Paulo que está dizendo aí a Tito “fala disto...”; mas Paulo fala da parte de Cristo, e porque Cristo deixou a ordem de que o evangelho todo fosse pregado a todos.

02. Você consegue citar alguns trechos da Bíblia de onde concluímos que “falar disto”, isto é, falar que a graça de Deus se há manifestado trazendo salvação, é missão nossa?

a.    Que tal Mateus 28.18-20?

b.    E que tal Marcos 16.15?

c.    E Atos 1.8?

d.    E para citar só mais um, que tal 2 Coríntios 5.17-20?

03. Então, JESUS, Transformação e Vida, deu-nos uma missão, transformou-nos em seus “agentes”, pregadores do evangelho. É fantástica a história do endemoninhado Gadareno, por várias razões, sendo uma delas o fato de que Jesus o libertou, transformou e imediatamente fez dele um “missionário”, local, “autóctone”.

 

CONCLUSÃO

 

01. JESUS, Transformação e Vida, pela graça nos salvou, pela graça transformou o nosso relacionamento com Deus, pela graça transformou ou nosso caminho de perdição em caminho de salvação.

02. JESUS, Transformação e Vida, nos remiu de toda iniquidade; se deu a si mesmo para pagar o preço do nosso resgate.

03. JESUS, Transformação e Vida, pelo seu sangue nos purificou para que pudéssemos ser povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras, um povo que vive neste presente século:

a.    sobriamente – desprendido de o que quer que seja deste mundo

b.    justamente – como deve viver alguém que recebeu a retidão de Cristo

c.    e piedosamente – reverentemente diante de Deus e para com Deus

d.    renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas.

04. JESUS, Transformação e Vida, nos deu uma bendita esperança; transformou a nossa desesperança em esperança bendita, a esperança de que Cristo voltará, desta vez não em humilhação, mas em glória, e fará por nós muito mais do que imaginamos ou pensamos.

05. E JESUS, Transformação e Vida, deu-nos uma missão, transformou-nos em seus “agentes”, pregadores do evangelho.

 

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Igreja Batista em Muqui

Outubro de 2017

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário